
O tratamento de canal deve ser feito quando a polpa do dente está danificada ou infectada, sendo as principais indicações são:
- Cárie profunda;
- Após vários procedimentos odontológicos no mesmo dente;
- Rachadura no dente
- Lesão no dente como machucados, pancadas ou acidentes que danificam a polpa do dente.
Para indicar o tratamento de canal, o dentista deve examinar o dente e os sintomas, além de solicitar exame de raio-x para confirmar o diagnóstico e verificar a extensão do dano e da infecção no dente.
O tratamento de canal é um procedimento cirúrgico que é realizado pelo dentista, com anestesia local para controlar a dor que pode ser mais intensa se o dente tiver abscesso, e o tempo do tratamento varia de pessoa para pessoa.
Durante o tratamento de canal, o dentista segue alguns passos que incluem:
- Abertura do dente: com instrumentos dentários, o dentista faz uma abertura na parte superior do dente para remover a cárie e ter acesso à polpa dentária;
- Remoção da polpa do dente: ao alcançar a polpa do dente, o dentista remove a polpa e faz uma limpeza e desinfecção dos canais do dente. Além disso, se necessário, o dentista pode cobrir o canal com um antibiótico tópico para garantir que a infecção tenha desaparecido e para prevenir a reinfecção;
- Preenchimento e selagem do canal: após a limpeza, o canal é preenchido com um material para selar e prevenir que o canal tenha contato com a saliva;
- Obturação do dente: é feita para a tapar a abertura do dente e evitar que o dente se quebre pois fica mais frágil após o tratamento de canal. Esta obturação pode ser temporária, caso seja necessário abrir o dente novamente e continuar o tratamento, ou permanente, feita quando apenas um tratamento resolveu a infecção e vai depender da quantidade de dente saudável que restar após o tratamento, sendo feita feita com a aplicação de um material que pode ser uma resina ou uma prótese de porcelana.
Além disso, quando é feito o tratamento de canal e mesmo assim a infecção do dente permanecer, pode ser realizada uma cirurgia para remover a ponta da raiz do dente, chamada apicoectomia, permitindo salvar o dente.
